sexta-feira, 20 de maio de 2011

o círculo

Primavera é para iniciantes. Minha estação preferida é o outono. Gosto de caminhar pelas ruas da cidade. Sobretudo sobre folhas mortas. Meu tênis favorito não é o mais confortável, é um desses que não têm cadarço. Gosto dele porque, com o tempo, o tecido vai ficando marcado com o desenho dos pés. Fica engraçado. Olhando de cima, passo a passo, parece um par de sudários passeando pelas calçadas.
Sem forçar a imaginação, vejo passar um alemãozinho. No walkman, as pilhas gastas fazem a fita girar mais lenta e a música soar meio tom abaixo. Ele ouve o mesmo Jean Luc-Ponty, tocando Cosmic Message, que rola do meu iPod. Os carros que passam pelo guri são Brasílias, Mavericks, Chevettes e Corcéis. Os que passam por mim, não distingo. Talvez por estar cansado de ver automóveis, ou porque a aerodinâmica deixou todos iguais.
Sem forçar a imaginação, passo por mim mesmo. Ecos de Roger Waters cantando “strangers passing on the street / by chance two separate glasses meet”. Estranho? Sim, o passado é tão estranho quanto o futuro era. Estranhos? Sim, mas, mas nos olhos, o mesmo olhar.